Ernest Alexander Hirsch

Ernest Alexander Hirsch nasceu em Karlsruhe, Alemanha, no dia 29 de maio de 1907.

Hirsch chegou ao Brasil em 1938. Trabalhou no início dos anos 1940 na capital pernambucana como gerente da Paramount Films, companhia da indústria cinematográfica norte-americana, que possuía um escritório instalado no Bairro do Recife – primeiro na avenida Marquês de Olinda e, depois, na avenida Rio Branco, 247. Até sua transferência para o Rio de Janeiro, efetivada em 1941 ou 1942, quando assumiu o cargo de Superintendente da Divisão Norte da companhia, Ernest residia no Recife, na rua Nicarágua, 99, no bairro do Espinheiro.

Em razão de seu trabalho na Paramount, Hirsch continuou vindo com frequência à capital de Pernambuco e a outros estados do norte do país. Hospedou-se várias vezes no Grande Hotel, viajando do Recife com destino a Belém, Natal e Salvador. Segundo informações contidas no prontuário individual 8425, aberto pela DOPS/PE a seu respeito, Hirsch era judeu e viajava nos aviões da Panair com o consentimento do Governo Americano, que o tem como elemento bom.

Mesmo assim, foi vigiado. Sabia-se também que ele tinha visto de permanência para residência no Brasil. Um relatório de campana da DOPS/PE classificava-o como expatriado. O outro, feito no Grande Hotel, indicava que Hirsch era fluente em português, inglês e espanhol; que pretendia fazer viagens por todo o norte. De sua vida pessoal, o relatório informava que Hirsch não tinha filhos, gozava de ótimas condições financeiras e […] de muito prestígio no circulo de suas amizades.

Em 1944, Ernest Alexander Hirsch exercendo o cargo de gerente da filial da Paramount na capital paulista, foi também prontuariado pela Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo, quando pedia, juntamente com sua esposa Emma Hirsch, ficha de antecedentes com fins de viagem. Em carta daquele ano, o gerente-geral da Paramount no Brasil, S.E. Pierpoint, esclarece à polícia paulista que Hirsch trabalhava na companhia desde 1940, havia chegado ao Brasil como refugiado israelita e que sempre demonstrou absoluta aversão pelo Nacional-Socialismo alemão. Entre 1940 e 1942, Hirsch foi gerente da filial da companhia no Recife e entre 1942 e 1944, no Rio de Janeiro, em setor vinculado à Divisão Norte. No ano seguinte, pretendia viajar a Santos a trabalho, onde estava prevista reunião com exibidores de filmes da cidade. Em seu prontuário, há registro de alguns pedidos semelhantes de viagem até o ano de 1949.

 

 

Compartilhe: