Modesto Bittencourt de Souza

Modesto Bittencourt de Souza nasceu em São Miguel do Campo, Alagoas, no dia 13 de novembro de 1894.

Fontes informam que Modesto era filho de pais humildes, que almejavam para o filho a carreira de comerciário. No entanto, Modesto fugiu com um circo, ainda adolescente, após apaixonar-se por uma bailarina espanhola. O ator alagoano tornou-se conhecido por sua atuação no cinema nacional e em companhias teatrais cariocas, entre as quais, a Companhia Joracy Camargo e o Trio Mesquitinha.

Participou de apresentações de diversos gêneros teatrais; conheceu o auge durante a peça “Anastácio”, de Joracy Camargo, na qual interpretou Cachacinha. Em 1939, iniciou sua carreira cinematográfica com uma adaptação da mesma peça para película, exibida no Recife. Outra adaptação do teatro, que foi exibida em Recife, foi “O simpático Jeremias”, de Gastão Tojeiro.

O ator esteve mais de uma vez em Recife: em 1940, com a Companhia Luiz Iglesias, durante apresentação da comédia “Chuvas de Verão”, de autoria do diretor da companhia; em 1941, retorna com a Companhia de Comédias Mesquitinha, com a peça “Hotel da felicidade”, entre várias outras que faziam parte do repertório do grupo. Um texto do “Diario da Manhã”, publicado no dia 1º de julho de 1941, comparava a atuação de Modesto à do próprio Mesquitinha, afirmando que ambos constituíam as principais atrações da Companhia. Em julho de 1944, Modesto chegou ao Recife, procedente da Bahia, com o Trio Mesquitinha – que se apresentou na Radio Club de Pernambuco e no Teatro de Santa Isabel. Fez uma rápida viagem à Maceió, provavelmente em turnê com o Trio. No retorno, ainda se apresentou no Teatro da Encruzilhada e, novamente, na Rádio Club de Pernambuco.

Segundo relatório da Secretaria de Segurança Publica, contido no prontuário individual 9368 da DOPS/PE, num certo dia 29 (não se prenuncia mês e ano, mas é possível supor que fosse julho de 1944), Modesto teve uma discussão alterada com o locutor José Renato em frente ao Grande Hotel, na qual tratavam de assuntos que se relacionavam com o atual incidente entre os Estados Unidos e a Argentina, e diante do qual Modesto se posicionava favoravelmente à causa portenha. No meio do debate, o tema passou a ser a política nacional e, ainda segundo a SSP/PE, Modesto teria dito: Ela, a mulher (com relação à Patria), precisa ser ‘regrada’… no ‘Grito do Ipiranga’, na ‘Proclamação da República’, na ‘Revolução de 1930’, e no golpe do ‘Estado Novo’, não houve sangue… a mulher não foi ‘regrada’!… Dia virá em que ela tem de ser. Pelo menos seis pessoas presenciaram a discussão, entre os quais, integrantes da dupla Buddy & Fantomas (Esteban e Carmen Pose Senile). Prossegue o relatório: Nenhum dos presentes apreciou o assunto. Somente Modesto de Souza exultou com o seu parecer. Após o debate, todos se retiraram e Modesto dirigiu-se ao Hotel Avenidaonde, supostamente, estaria hospedado.

Em uma pequena nota datada de 1948, afirma-se que Modesto de Souza era um dos vice-presidentes do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN), sediado no Rio de Janeiro. O CEDPEN foi uma entidade civil criada em abril de daquele ano pelo professor Henrique Miranda e teve os generais Horta Barbosa, José Pessoa e Estêvão Leitão de Carvalho como seus presidentes de honra. Foi coordenado por militares e congregou estudantes, homens públicos e intelectuais e jornalistas, passando a comandar a Campanha do Petróleo, iniciada em 1947 em defesa do monopólio estatal da exploração do combustível. Conhecida pelo slogan “O petróleo é nosso!”, tinha cunho nacionalista e foi uma importante mobilização nacional organizada pelo CEDPEN, que deu origem à criação da Petrobrás em 1953. O CEDPEN teve apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB), de intelectuais como Oscar Niemeyer e artistas como Di Cavalcanti e Modesto de Souza. Estudos mostram que suas reuniões costumavam ser acompanhadas por investigadores da polícia, além de pessoas físicas e jurídicas terem sido investigadas.

Essa nota que relaciona Modesto com o CEDPEN foi apensada, em 1949, a uma cópia do relatório mencionado anteriormente. Nada mais foi informado pelo prontuário.

Modesto Bittencourt de Souza faleceu no dia 20 de agosto de 1967.

 

 

 

Compartilhe: