Roserny Rondelli Fayão

Roserny Rondelli Fayão, conhecida na vida artística como Rose Rondelli, nasceu no Rio de Janeiro no dia 08 de janeiro de 1934.

Iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, cantando na boate Monte Carlo, do empresário Carlos Machado, no Rio de Janeiro. Também trabalhou como girl e rapidamente se tornou uma das mais famosas vedetes da época.

Embora tenha se apresentado no Recife anteriormente, foi apenas em dezembro de 1954 que Rose Rondelli foi fichada pela DOPS/PE, quando, anunciada como a Estrêla Tecnicolor, estava contratada para atuar no Teatro de Revistas da Festa da Mocidade, integrando a Companhia Carioca de Teatro Musicado, com a qual estrelou a revista “Pernas provocantes”. Seu sucesso nessa ocasião foi grande, fazendo com que o “Diario de Pernambuco” chamasse a vedete de coqueluche do momento.

Apesar da fama, Rose não se iludia com o meio em que vivia (o “teatro desmoralizado”, em suas próprias palavras), conforme demonstraria em 1958, em entrevista à Revista do Rádio:

“A corrupção no nosso teatro de revista precisa ser combatida. Conheço perfeitamente empresários que até nas praias buscam talentos novos… Fico revoltada de ver meninas que chegam cheias de ilusões e encontram uma realidade humilhante, capaz de modificar-lhes o próprio sorriso!”

Rose Rondelli faleceu no Rio de Janeiro no dia 01 de janeiro de 2005.

 

Para ver Rose Rondelli

Rose Rondelli aparece aos 00:00:45 no seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=8lyhwaBX1ys

Trata-se de um trecho do filme brasileiro “Quanto mais samba, melhor”, de 1960, no qual Rose Rondelli interpreta a personagem Suzete.

 

Compartilhe: