Sergio Peretti

Sergio Peretti, conhecido na vida artística como Serge Peretti, era filho do músico Ricardo Peretti e nasceu em Veneza, na Itália, no dia 28 de janeiro de 1905. Incentivado pelo pai, inicia sua carreira em l’Opera de Paris.

Integrava o conjunto de bailados Ballet Francês, onde assumia duas funções: coreógrafo e bailarino. O grupo, anunciado como Les étoiles de l’Opera de Paris, era composto pelas cinco primeiras figuras da dita companhia, segundo anunciava a imprensa do Recife quando de sua passagem pela cidade, onde se apresentou no Teatro de Santa Isabel em novembro de 1946. Naquele mês, Serge Peretti e outros integrantes da companhia, como Roger Fenonjois e Marianne Ivanovich, foram fichados pela DOPS/PE.

O “Diario de Pernambuco” afirmou que os dançarinos chegaram ao Recife precedidos de louvores unânimes de quem no Brasil póde falar de coreografia. Na cidade, realizaram curta e bem sucedida temporada no Teatro de Santa Isabel. Ainda segundo o jornal, os artistas apresentaram a primeira récita da companhia debaixo de uma prolongada chuva de palmas.

Entre os números estrelados por Serge, destacava-se “Romeu e Julieta” – um pas-de-deux com a bailarina Marianne Ivanoff e coreografado pelo próprio Peretti. De acordo com o programa do espetáculo realizado pelo Ballet Francês no Santa Isabel nessa ocasião, a arte coreográfica de Peretti é indescritível. Ao destacar a tradição da família Peretti nas artes, o programa destacava:

Passaram vários anos, mudaram os governos, caíram as repúblicas, ganharam-se as guerras, entraram, saíram e morreram os diretores, chefes de orquestras e outros personagens da Ópera, porém ficaram duas coisas: O TEATRO E PERETTI.

 

Para ver Serge Peretti

Serge Peretti aparece no seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=tqrfKj3n_4Q

Trata-se de um cinejornal inglês datado de 1946 no qual aparecem os integrantes do Ballet Francês.

 

Compartilhe: