Valentina Matos Sousa

Valentina Matos Sousa, conhecida na vida artística como Cidália Mattos, nasceu na Bahia em 1906.

Era atriz e cantora e a partir dos anos 1920, tomou parte em várias companhias teatrais, principalmente no Rio de Janeiro. Sobre Cidália Mattos, anunciada como a Josephine Baker brasileira, a revista “O Malho” publicou as seguintes linhas em 1927:

(…) exagerada, espetaculosa, enfiando-se pelos olhos adentro do público… O corpo é bom, a cara é boa, os engonços é que estão muito frouxos… De tal maneira se desmancha em cena que, no intervalo, fomos ao seu camarim para verificar de perto se ela não se desarma peça por peça. Pois não se desarma, é, apenas, toda, toda de mola. E que molas!

Em janeiro de 1935, contratada para trabalhar no Imperial Casino, foi fichada pela DOPS/PE. Não foram encontradas maiores informações sobre sua estada na cidade nessa ocasião. Dois anos depois, foi noticiada a volta de Cidália Mattos à cidade, dessa vez, compondo o elenco da companhia teatral de Eva Stachino.

Em matéria publicada pelo “Diario da Manhã” do Rio, destaca-se a presença de Cidália na reinauguração do Teatro Recreio, onde a artista é destacada por cantar com sentimento.

 

 

Compartilhe: